Terreno perfeito- 6 dicas para escolher

O terreno perfeito pode até parecer fácil de escolher, mas a tarefa de encontrar o terreno para construir sua casa, executar seus planos e ideais, pode trazer muitas dúvidas e acertar nessa hora é um dos pontos essenciais para você construir sua casa dos teus sonhos.

Como escolher o terreno perfeito?

Não é apenas um terreno! E a compra do terreno perfeito para você construir é um dos maiores, se não o maior investimento que você fará na realização desse sonho, por isso deve ser sempre uma escolha feita com calma e disposição.

Em uma primeira análise devem ser observadas características básicas, como localização e acesso, segurança e infraestrutura, valor atual e valorização futura. Em uma análise secundária, formato do terreno, orientação, nível e inclinação.

É importante ressaltar, que quanto mais qualidades exigir no terreno perfeito para você construir, mais caro ele será, então pense bem no quanto estará disposto a pagar pelo terreno ideal, para que não comprometa o orçamento total da obra.

Os itens secundários podem ser contornados ou solucionados com um bom projeto, mas os itens da analise primária não são corrigíveis, por isso pense bem, o que é prioridade para você?

Então vamos falar de todos os itens:

1- Localização e acesso:

A localização é o principal item que compõe o valor de um terreno perfeito, então fazemos a pergunta de ouro: “Qual a sua necessidade nesse quesito?” Você precisa de um local próximo ao centro da cidade? Próximo ao trabalho? Ou prefere tranquilidade?

Analise se há opções compatíveis, talvez um pouco mais distantes, mas com fácil acesso, talvez três ou quatro minutos em uma avenida te leve facilmente a um terreno com as mesmas características e com custo menos elevado, ou com a tranquilidade desejada e outras características importantes.

Mas não se esqueça, quanto melhor a localização, mais valorização terá seu imóvel!!

2- Segurança e infraestrutura

Verifique se o bairro, ou o novo loteamento, terá uma boa segurança, a localização influi muito nesse quesito, verifique distância de delegacias e acessos ao bairro.

Caso deseje um local totalmente seguro, a melhor opção seria adquirir o terreno perfeito em condomínios fechados.

Já quanto a infraestrutura, verifique iluminação pois ajuda na segurança, verifique escolas nos bairros vizinhos, praças, parques, verifique se possui avenidas amplas, se não há risco de congestionamentos em horários de pico com o desenvolvimento do bairro.

3- Formato do terreno

Esse fator é de extrema importância! O seu terreno ideal deve ser compatível com o projeto que deseja, suas necessidades e desejos! Ele precisa ter uma frente mais larga? Ou precisa ser mais estreito e ter mais profundidade? Qual sua área total?

De nada adiantaria, escolher um terreno bem localizado, supervalorizado, e possuir demais qualidades possíveis, e não comportar o seu projeto!

O que deseja? Casa térrea, sobrado, piscina no fundo ou na frente, churrasqueira, para quantos carros será a garagem? Pretende ter comércio junto a residência?

Verifique junto ao corretor, ou a prefeitura da sua cidade, o Plano diretor, esse é o documento que rege as regras dos loteamentos, nele, verifique se no loteamento poderá ser realizada residências de múltiplos pavimentos, ou construções comerciais…

Há loteamentos estritamente residenciais, outros possuem limitação de altura, principalmente quando é próximo a aeroportos.

Também é necessário verificar quais os recuos mínimos obrigatórios, frontais e laterais, pois você não poderá construir neles! Tanto quanto a taxa de ocupação, na qual indica a porcentagem máxima do terreno que você poderá ocupar com a construção.

4- Orientação

A orientação quanto ao sol, é um fator secundário, mas não menos importante para o terreno perfeito, quando a fachada está voltada para o sol nascente, o projeto pode abusar em grandes janelas pois a insolação matutina faz bem ao ambiente.

No caso de sol poente, a fachada deve proteger o interior, para evitar a insolação desagradável, e o aquecimento demasiado do ambiente.
No projeto, deve-se ter atenção para os quartos serem sempre protegidos do sol poente, para que a noite não estejam muito quentes.

5- Nível e inclinação

O nível de inclinação pode influenciar muito no orçamento da obra, muros de arrimo e terraplanagens são bastante onerosas, verifique o custo benefício, normalmente terrenos mais inclinados são mais baratos, porém terão custos adicionais na fundação.

Você fazendo a terraplanagem bem feita, não quer dizer que está tudo certo, se o seu vizinho que está acima não fizer, você poderá ter problemas com isso.

Uma impermeabilização mal feita trazer dores de cabeça, conviver com umidade em paredes é desconfortável, e não são fáceis de corrigir.

Além de que viver em ruas muito inclinadas causa pequenos eventos desagradáveis, como entrar na garagem com o carro, limpar a calçada com desníveis para os vizinhos, além de ruas inclinadas possuir estética prejudicada.

E não esqueça do nível do terreno em relação a rua, casas construídas abaixo do nível da rua podem ter problemas para drenar a água da chuva ou problemas na rede de esgoto, em algumas situações extremas, há o inconveniente de ter que fazer o escoamento pelo terreno vizinho.

6- O que mais deve-se verificar?

Quando encontrar o terreno perfeito para construir a sua casa dos sonhos, o ultimo passo é verificar a documentação do mesmo, verifique na prefeitura se há débitos ou restrições, e também se a documentação no cartório de registro de imóveis está de acordo com o que foi informado para venda.

Se possível, converse com moradores do local, identifique pontos favoráveis e desfavoráveis na visão de quem já convive ali.
Espero que possa ter lhe ajudado!!

Obrigado por nos visitar, leia outras matérias do nosso site, podemos te auxiliar muito na construção da sua casa dos sonhos!

Um Forte Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *